quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Carta aos camaradas de Ponta Grossa


Caros camaradas, estamos iniciando uma nova fase do nosso Partido no Paraná e no Brasil. Depois de anos tendo como base a tentativa de se concentrar simplesmente na eleição de um deputado federal percebemos a necessidade de nos mostramos maiores e mais ativos dentro do nosso estado. Chegou a hora de novos desafios de usarmos sim o espaço do parlamento burguês mais nele não se bastar. Precisamos estar onde esta a luta do povo brasileiro por sua emancipação. Precisamos nos organizar dentro das lutas para contribuirmos para a constituição de uma transição para o socialismo, expresso no nosso programa aprovado no nosso 12º Congresso.

Mas para que tudo isso ocorra precisamos colocar o partido a altura das nossas idéias. Houve muita subestimação da importância da construção partidária entre nós e os resultados é de conhecimento de todos. Agora precisamos nos apresentar com altivez fazendo nosso papel de ajudar a construir no Paraná e no Brasil uma opção de esquerda que prima pela luta organizada pelo socialismo.

O desafio já se iniciou, fizemos uma conferência extraordinária e com ela a mudança da direção e a renovação dos métodos de direção partidária, mais coletiva, mais planejada e com mais ousadia.
Mais coletiva porque deixamos de concentrar todo o poder de decisão no secretariado estadual, valorizando-se a Comissão Política e o Pleno do Estadual bem como os fóruns macrorregionais e os coletivos dos movimentos sociais.

Mais planejado com a utilização de métodos de planejamento coletivo nas instancia diretivas do partido e nos movimentos de massas associados a nossa ação.
Mais ousado no momento em que clamamos para que o Partido se apresente de maneira  maior  a sociedade, mostrando seu Programa Socialista e colocando seus principais quadros na disputa de corações e mentes.


As eleições são momentos importantes para se fazer a disputa da sociedade e assim temos que ser ousados. Ousar lutar, Ousar vencer, já dizia Lamarca.

Nosso Partido precisa se estruturar melhor nos municípios, principalmente nos maiores, nos que sejam centro de instituições importantes como universidades e centro de pesquisas.

O desafio é se mostrar com mais força nestas eleições municipais. Neste sentido a Direção Nacional vem debatendo o assunto e organizou o 7º Encontro de Questões de Partido, realizado na cidade de São Paulo, no mês de abril. Lá estivemos e nos comprometemos a levar ao partido suas decisões.
O 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido reuniu-se sob o seguinte lema: construir mais vida militante para um partido do tamanho das nossas ideais.

O Brasil e o Paraná precisam de um Partido Comunista forte. A situação do país é favorável a luta dos brasileiros e brasileiras e a situação do PCdoB é propicia para alcançarmos 500 mil membros até o 13º Congresso, aumentar sua força eleitoral e de massas e lutar em melhores condições pelo caminho proposto pelo Programa Socialista. Essa a missão que se impõe a todos com condições de intensificar os esforços para dotar o partido de um sólido trabalho de direção em todas as esferas, nomeadamente a da esfera da organização em nível municipal, voltada para a extensão maior da vida partidária militante mais estruturada e melhor definida desde a base. Este é o sentido do nosso desafio.

Ousar lutar e ousar vencer é consigna na grande gesta histórica que a construção de um PCdoB forte e temperado no país, de caráter revolucionário e militante, que luta pelo socialismo, num período de acumulação de forças. Um partido que se orgulha, hoje como sempre, de ser o que mais dedica energias ao trabalho de construção partidária. Assim o novo seguir o rumo do nosso tradicional processo de estruturação partidária a diferença agora esta na velocidade. Nas palavras de Ho Chi Mim,Precisamos fazer mais, fazer sempre,fazer melhor e fazer muito socialismo.

Camaradas da nossa Princesa dos Campos, esta próxima a eleição municipal. Precisamos ser ousados. Vamos precisar da ajuda de todos os quadros do partido para este grande desafio. Mais infelizmente ainda somos poucos. O primeiro desafio é sermos mais. Aumentar nossa representatividade nos movimentos sociais e na cidade. Assim a tarefa almejada é tentar construir uma chapa dos comunistas para vereador. Não podemos se apequenar, precisamos sim colocar um objetivo na frente e tentar torná-lo realidade. O Paraná precisa e Ponta Grossa também necessita de um partido comunista forte para ajudar a pavimentar os caminhos da igualdade. Esta tarefa esta no alcance das nossas mãos. Precisamos estar convencidos disso. O convencimento se mostra em ações e para isto convoco todos os camaradas: Vamos construir um forte partido comunista na nossa bela região. Sou parceiro nesta jornada. Quero estar junto de todos os amigos e camaradas. Quero ser também uma peça, mesmo que pequena nesta nossa vitoria. As lutas Camaradas. Precisamos ousar lutar para ousar vencer.

Um comentário:

  1. Toda sorte nessas grandiosas tarefas aos camaradas paranaenses. Nosso Paraná precisa de uma força de vanguarda, avançada, progressista, que se constitua, aos olhos dos paranaenses, como alternativa real ao poder dos que governam o estado desde sempre.
    Avante camaradas!

    J. Tramontini
    classista.blogspot.com

    ResponderExcluir