segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tudo como antes na corrida eleitoral de Ponta Grossa


 Neste último domingo, dia 23 de outubro, o jornal Diário dos Campos publicou pesquisa eleitoral feita através do sempre governista e suspeito Instituto Paraná Pesquisas. Os números não mostram muitas oscilações.
Em uma pesquisa divulgada no mês de setembro os números eram estes: Marcelo Rangel estava em primeiro com 25,62%, em segundo estava o candidato do  latifúndio e do governo municipal  Plauto Miro com 19,21%; em terceiro o petista ex-prefeito Péricles Hollebem de Mello  com 13,30%, em quarto lugar João Barbiero com 9,61% e em quinto Marcio Paulik com 3%.
Nesta pesquisa recém  divulgada os números se alteraram um pouco. Os três primeiros se aproximaram, mais a ordem ainda é a mesma. O deputado estadual do PPS Marcelo Rangel aparece agora com 23,6%; em segundo lugar esta o candidato mais governista, Plauto Miro com 21,8%; em terceiro esta o petista Péricles com 19,2%; em quarto Barbieiro com 10%;  em quinto o pedetista Marcio Paulik com 5,3% em sexto o atual reitor da UEPG com 3,19%.
Observamos que até agora a disputa esta polarizada entre os três candidatos com mais visibilidade, tanto que todos os três são deputados estaduais eleitos. A não participação do ex-prefeito Jocelito Canto até agora tem beneficiado mais o ex-prefeito Péricles, que mesmo enfrentando uma condenação de suas contas pela Câmara Municipal, mostra fôlego na disputa. Os três primeiros nesta pesquisa contam com quase 65% das intenções de votos e tendem a protagonizar as movimentações políticas até que surja algo de novo nas eleições.
 
 Os dois primeiros nas pesquisas pertencem a base de sustentação do governo Beto Richa e isso pode levar a desgastes para estas candidaturas bem como para o governo estadual caso estes  acabem passando para o segundo turno. Alguns analistas já acham que teria que se forjar uma união das candidaturas da base do governo estadual. O jornalista do Jornal da Manha, Eloir Rodrigues é um dos que propaga em seus editoriais esperanças para que isso ocorra, mais isso ainda esta no campo dos sonhos.
A candidatura Péricles é aquela vinculada ao nosso campo político que mais sustentabilidade tem, mesmo com todas suas deficiências. Com certeza seria  a única do nosso campo que teria chances de chegar a um segundo turno. Mais a candidatura Péricles terá que superar muitas dificuldades até a metade do ano que vem para se viabilizar já que nosso  campo encontra-se pulverizado. O PDT tem a candidatura de Marcio Paulik que pode bem ir apoiar os irmãos pepesistas. O PMDB tem uma tendência de ir em direção do governo municipal. O PSC tem a candidatura de Marcos Zampiere, proxima de um possível apoio ao PT e por último tem a nossa candidatura do PCdoB do professor Sergio Luiz Gadini.  Caberá ao PT ter que remover os problemas para consolidar uma aliança boa para sua candidatura.
Para nós do PCdoB que estamos com uma chapa própria para a vereança e com uma candidatura capaz de dar visibilidade ao nosso partido, temos que nos preocupar em fazer  a nossa lição de casa. Precisamos agora estruturar nosso projeto que se mostrou viável. Há quatro anos ninguém apostaria que conseguiríamos estar no atual patamar.
Precisamos criar a comissão do nosso Plano de Governo, que evolua o nosso plano apresentado em 2008 e consiga dar viabilidade de apresentação de propostas viáveis que venham no sentido de uma cidade democrática e que construa os caminhos da igualdade em Ponta Grossa.
Precisamos constituir  uma comissão de comunicação que consiga elaborar nosso plano de  mídia e estabeleça canais sustentáveis do nosso relacionamento com a sociedade como um todo.
Precisamos constituir uma comissão de trabalho eleitoral para preparar nossos candidatos a vereador (a), dar os suportes jurídicos e informações para viabilizar nossa chapa majoritária e proporcional.
Precisamos, por último, constituir a comissão de finanças para viabilizar uma estrutura mínima para sustentar nosso projeto.
Fazendo isso, com certeza estaremos mais fortes. Conseguimos constituir um grupo  forte que não é somente para esta eleição, mais sim para nosso partido disputar a cidade de maneira soberana. Queremos chegar ao Palácio da Ronda para conseguir mudar o rumo da nossa Princesa dos Campos. Queremos uma cidade do tamanho das nossas idéias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário